Professor Luciano Andrade

Hoje aos 40 anos Professor Luciano como é chamado pelos seus alunos se destaca na área de treinamento de corrida na cidade de Maringá, porém para chegar até esse ponto o caminho foi longo e com muito trabalho, abaixo segue um pouco da sua história com a corrida.

Como a corrida surgiu em sua vida?

Quando ainda era criança tinha um olhar diferente pela corrida, assistia na TV a São Silvestre e ficava admirado com aquele esporte, porém nunca imaginei que a corrida iria entrar em minha vida de uma forma tão intensa a ponto de hoje não me ver sem sua prática e nos dias de hoje como treinador de corrida profissão a qual tenho muito orgulho de levar saúde e uma vida nova para meus alunos. Era goleiro de futebol na cidade de Colorado, em 1995 com 17 anos nas férias do treino comecei junto com meu pai e irmão ir correr no campo da cidade e em um desses treinos o “Cirço” que dava treino para umas crianças me convidou a participar de uma corrida em Apucarana a Prova 28° de Janeiro a partir daí não parei mais de correr e já são 23
anos de prática de corrida.

Quais seus melhores resultados?
Destaco muito meus resultados em termos de tempo, foram muitos pódios em categorias hoje possuo cerca de 20 troféus e mais de 500 medalhas. Meus melhores tempos são 5 km em 16’ 10” nos 10 km 34’ 50” nos 15 km 01h 01min em Meia maratona 1h 22’ 20” e na Maratona 3 h 17’ 30”. Destaco também minha participação em provas de meio fundo especialmente 800 m onde cheguei a participar do Jogos Sul-Brasileiros do Sesi ficando em 4° lugar com o tempo 2’02” minha melhor marca nos 800m.

O que representa a corrida hoje?

No meu ver a corrida é um fenômeno mundial que vem crescendo a cada ano e tem muito ainda para desenvolver principalmente no Brasil, veja a prática nos dias atuais mais voltadas para a saúde do que para o desempenho esportivo, se manter ativo e obter os benefícios da prática é o que norteia a prática e com isso a qualidade no treino deve ser respeitada em todos os seus aspectos, pois de modo geral as pessoas querem ter uma vida longa e saudável e acredito que a corrida é uma grande ferramenta nesse sentido, pois além da saúde ela trás muitos benefícios psicológicos.
Quais suas metas dentro da corrida?
Eu digo que a corrida nunca enjoa, pois sempre estabelecemos metas para superar, claro que correr igual eu corria a anos atrás para mim não é mais objetivo, porém dentro daquilo que posso treinar sempre queremos melhorar o tempo e correr bem, tenho como metas corridas mais longas como um sonho que tenho desde que comecei a correr que é fazer uma prova de 100 km, para isso sei que tenho muito tempo ainda para treinar pois idade não pode ser um limite.

Tem alguma mensagem que gostaria de deixar?

Claro, cuide da sua saúde enquanto a possui, pois se a doença chegar a sua vida ela jamais sairá então à prevenção é a palavra chave e que possamos correr por toda a nossa vida.

No próximo mês a Atleta destaque do Clube 12 km Será Valdirene Moreira que está no Clube desde sua criação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *